primeira liga

Primeira Liga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeira Liga
Liga NOS
Escudo Nacional
Dados gerais
OrganizaçãoLiga Portuguesa de Futebol Profissional
Edições82 (2015–16)
Outros nomesCampeonato Português, Primeira Divisão, Liga Portuguesa
Local de disputaPortugal Portugal
SistemaTemporadapontos corridos
Divisões
Soccerball current event.svg Edição atual
editar
Primeira Liga é o primeiro escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal. O atual campeão é o Benfica, que conquistou o último título na época 2014–15, tendo ficado com 34 títulos — um recorde em Portugal. Rebaixa para a Segunda Liga e pode dar acesso a competições da UEFA, como a Liga dos Campeões da UEFA ou aLiga Europa da UEFA, dependendo da classificação de cada equipa. Até 2018, a Primeira Liga tem a nomeação comercial de Liga NOS.[


História[editar | editar código-fonte]


O "Escudo Portuguêsestá sempre presente no equipamento do campeão nacional.
Até 1934, a única competição oficial de futebol de âmbito nacional era oCampeonato de Portugal, disputado em eliminatórias sucessivas pelos vencedores dos diferentes campeonatos regionais.
Após a derrota sofrida pela selecção nacional em Madrid por 9-0, no apuramento para o Mundial de 1934, várias vozes questionaram a competitividade do modelo do Campeonato de Portugal, nomeadamente o número reduzido de jogos disputados por cada equipa e o valor dos competidores em prova. Ricardo Ornelas escreveu no jornal "Os Sports" que se deveria realizar uma prova em poule, à semelhança do que acontecia na principais potências futebolísticas daEuropa. No sentido de aumentar a competitividade do futebol português, a FPF encarregou Plácido de Souza, Ribeiro dos Reis, Cândido de Oliveira e Virgílio da Fonseca de elaborarem o projecto de uma nova competição em poule. No entanto, devido à situação económica do país, a FPF tinha dúvidas sobre a viabilidade económica da prova, devido às deslocações a que os participantes estariam sujeitos, bem como sobre a acolhimento que teria junto do público. Nesse sentido ficou estabelecido:
"promover a título experimental o Campeonatos das Ligas, 1ª e 2ª Divisões, sem prejuízo dos Campeonatos Distritais, nem do Campeonato de Portugal"
Acta FPF
Ao vencedor do Campeonato da Liga da Primeira Divisão (competição experimental mas que cujos títulos são considerados oficiais) seria atribuído o título de Campeão da Liga.[2]
Participaram nesta primeira edição 8 clubes na Primeira Divisão (4 de Lisboa, 2 do Porto, 1 de Coimbra e 1 de Setúbal - os campeonatos regionais mais competitivos da época).
O sucesso da prova foi imediato, não só económico mas sobretudo desportivo, com a sucessão de jogos disputados pelas melhores equipas, o que levou a que popularmente a prova relegasse para um plano secundário o Campeonato de Portugal. O jornalista Ricardo Ornelas por mais de uma ocasião no jornal “Os Sports” defendeu que o vencedor da Liga é que deveria ser considerado campeão nacional. Mais tarde tal viria a acontecer por parte da FPF.[3]
Num congresso realizado em Agosto de 1938 dá-se uma remodelação dos regulamentos das provas da FPF, em que ficou estabelecido:
"acabar com os Campeonatos das Ligas e substitui o Campeonato de Portugal das jornadas em sucessiva eliminações, por um campeonato de maior rigor e regularidade, pelo sistema de "poule" em duas voltas"
Acta FPF
Na prática traduziu-se apenas em renomear o "Campeonato da Liga da Primeira Divisão" para "Campeonato Nacional da Primeira Divisão" (sendo a principal categoria muitas vezes abreviada para "Primeira Divisão"). A designação manteve-se até 1999, tendo sido alterada para "Primeira Liga".[4]
Futebol Clube do Porto foi o primeiro vencedor do campeonato, numa altura em que se disputava cada campeonato entre oito equipas. Manuel Soeiro, jogador do Sporting Clube de Portugal foi o primeiro melhor marcador do campeonato, com 14 golos em 14 jogos. Foi o mesmo Sporting, que ficou a dois pontos do campeão nessa época, e que só venceu a liga em 1940–41, já na época da Primeira Divisão.
Em 1935–36, foi a vez do Benfica a sagrar-se campeão, por três vezes consecutivas. O Belenenses foi o quarto campeão diferente da liga, vencida em 1945–46. No século seguinte, foi a vez do Boavista Futebol Clube inscrever-se na lista de campeões de Portugal. Desta vez, o clube portuense venceu a liga em 2000–01.

Forma de disputa[editar | editar código-fonte]

O campeonato iniciou a 1934-35 e confrontou apenas oito equipas na Primeira Divisão: os quatro primeiros classificados do campeonato regional de Lisboa, os dois melhores do Porto, o campeão de Setúbal e o campeão de Coimbra (os quatro campeonatos regionais mais competitivos) enquanto as restantes equipas dos regionais eram apuradas para a II Divisão. O início da época 1939-40 ficou marcada pela polémica, devido a uma batalha administrativa entre o FC Porto e o Académico do Porto relativamente a um jogo do Campeonato Regional do Porto.[5] A Federação Portuguesa de Futebol arranjou uma solução para satisfazer os dois clubes, alargando o campeonato para 10 equipas. [6]
Um jogo do Campeonato Regional da AF Porto entre o F.C. Porto e o Académico Futebol Clube acabou sendo interrompido pelo árbitro após um anormal número de expulsões e lesões, sobretudo do lado do FC Porto, atribuindo a vitória ao Académico. No entanto a decisão acabou sendo contestada pelo FC Porto, dado que os regulamentos da altura não previam a interrupção do jogo por número mínimo de participantes e a AF Porto deliberou a repetição do jogo, que resultou em vitória do FC Porto.
O Campeonato terminaria com FC Porto em primeiro, seguido de Leixões SC e Académico. No entanto, este último recorreu da decisão da AF Porto para a FPF. Dada a polémica instalada, a FPF decidiu pelo alargamento da Primeira Divisão para dez clubes, abrindo-se uma vaga extra para a AF Porto e outra para a AF Setúbal, decisão que teria o voto contra do FC Porto, segundo os dirigentes do Académico, para impedir a participação deste no campeonato, dada a animosidade:
...como se sabe o [FC] Porto votou contra a inclusão de mais um grupo tripeiro só para nos prejudicar, o que sendo uma deslealdade, é um tanto anti-bairrista.
Dirigente do Académico ao Jornal Stadium de 10 de Janeiro de 1940
Para além disso, a FPF anulou também o jogo de repetição entre FC Porto e Académico, o que relegou o FC Porto para a 3ª posição do campeonato regional, e atribuiu automaticamente o título regional ao Leixões SC, que no entanto repudiou publicamente a situação:
O Leixões repudia a benesse. O meu clube não aceita título que não ganhou! O Leixões não quer ser campeão por favor. Não lhe assenta bem um título usurpado a outrem. Acho que foi infeliz a decisão da FPF! O FC Porto não merecia semelhante castigo, apenas para ser beneficiado um terceiro. Afinal, veio parar ao Leixões, que não sente nenhuma honra com o facto.
Edmundo Ferreira, presidente do Leixões SC em 1940
Na época seguinte, a prova voltaria a ser disputada por oito equipas. Na época 1941–42 foi decidido que o campeonato seria alargado de oito para dez equipas para admitir os campeões da AF Braga e AF Algarve (até esta época apenas os dois primeiros classificados dos campeonatos regionais das AFs do Porto, Coimbra, Lisboa e Setúbal eram admitidos). O FC Porto acabou o campeonato regional em terceiro lugar, o que não dava acesso à Primeira Divisão. Contudo, um segundo alargamento (de dez para doze equipas) na mesma época foi decidido, o que permitiu ao clube participar na Primeira Divisão.[7] Este número de clubes ir-se-ia manter até 1945-46, altura em que admitiu doze equipas (entraram os campeões de Évora e Aveiro).[8]
Na época 1946–47, dá-se uma reformulação dos quadros competitivos, acabando-se com a qualificação a partir dos campeonatos regionais, passando a existir uma lógica de continuidade entre edições, e um sistema de promoções e descidas entre divisões. A Primeira Divisão foi alargada para 14 equipas, enquanto a II Divisão foi reformulada, e criada uma III Divisão.
O número de equipas na Primeira Divisão manteve-se durante vinte e cinco épocas, até que em 1971-72 passou a dezasseis equipas para, em 1987-88, passar a admitir vinte, assim se mantendo por duas épocas. Em 1989-90 assume o formato das dezoito equipas, com uma excepção na temporada seguinte (vinte), mantendo-se assim até a época 2005/2006, sendo que na época 2006-07 houve uma redução para dezasseis equipas.
Em 2014-15 regressou-se ao modelo de dezoito equipas, motivada pelas pretensões de vários clubes de menor dimensão bem como pela integração do Boavista Futebol Clube, devido à prescrição do procedimento disciplinar ocorrido em 2008, devido ao processo Apito Final. Optou-se portanto pelo arquivamento, sem qualquer juízo sobre a existência ou não da infracção que pendia sobre o Boavista.[9] Desta maneira impôs-se a sua re-introdução na Primeira Liga.

O troféu[editar | editar código-fonte]

Em 2010–11, criou-se um novo troféu que é dado ao campeão da Liga. A taça tem como nome "Troféu de Campeão da Liga", mede 80 centímetros e pesa 9 quilos. Foi desenhada por Nuno Martins e é constituída por prata e ouro.[10] Conforme previsto nos regulamentos, desde a época 2011–12 que o troféu é atribuído de forma definitiva ao clube que conquistar 3 títulos consecutivos ou 5 títulos intercalados.
O troféu de campeão nacional continua a ser entregue anualmente pela FPF.

Acesso a competições da UEFA[editar | editar código-fonte]

Nesta liga, o campeão e o vice-campeão têm acesso à fase-de-grupos da Liga dos Campeões da UEFA. O terceiro lugar dá acesso à mesma competição, só que para a fase do play-off. Para a Liga Europa da UEFA, são apurados os clubes que terminem na quarta e quinta posição, ambos para a terceira pré-eliminatória. Contudo, no caso de o vencedor da Taça de Portugal tiver conseguido a qualificação para a Liga dos Campeões da UEFA, o quarto classificado é apurado para a fase de grupos da Liga Europa da UEFA e o quinto e o sexto classificados para a terceira pré-eliminatória da mesma.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

SportTV tem os direitos de transmissão de maior parte dos jogos da Primeira Liga. A BTV possui todos os direitos de transmissão dos jogos do Benfica em casa. Nas transmissões fora de Portugal as emissoras compram diretamente à emissora os direitos televisivos. No entanto, um jogo por semana é emitido em sinal aberto por satélite na RTP InternacionalRTP África.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O Terra transmite em Internet, com sinal de televisão. As Organizações Globo detêm os direitos de transmissão no Brasil e transmite os jogos principalmente dos principais clubes de Portugal no SporTV. Na temporada 2013/2014 o BandSportsperde os direitos do campeonato, que a partir de ali tornou-se exclusivo no SporTV. A partir da temporada 2014/2015 aESPN Brasil passa a transmitir o campeonato dividindo os direitos com o SporTV.
Em Inglaterra
É transmitido pela BeinSports assim como em Espanha. Os direitos da competição foram comprados em 2015/2016, curiosamente com a chegada de Iker Casillas ao FCPorto.

Ranking UEFA[editar | editar código-fonte]

País10/1111/1212/1313/1414/15PtsClubes
1Espanha18.21420.85717.71423.00020.21499.9997
2Inglaterra18.35715.25016.42816.78513.57180.3917
3Alemanha15.66615.25017.92814.71415.85779.4157
4Itália11.57111.35714.41614.16619.00070.5106
5Portugal18.80011.83311.7509.9169.08361.3826
6França10.75010.50011.7508.50010.91652.4166
7Rússia10.9169.7509.75010.4169.66650.4986
8Ucrânia10.0837.7509.5007.83310.00045.1666
9Holanda11.16613.6004.2145.9166.08340.9796
10Bélgica4.60010.1006.5006.4009.60037.2005

Equipas[editar | editar código-fonte]



Equipas[editar | editar código-fonte]

Temporada 2015–16[editar | editar código-fonte]

EquipaCidadeEstádioCapacidade do EstádioPresenças na Primeira DivisãoEstreia na Primeira DivisãoMelhor classificação
AcadémicaCoimbraEstádio Cidade de Coimbra30,210641934/1935
AroucaAroucaEstádio Municipal de Arouca5,00032013/201412º
BelenensesLisboaEstádio do Restelo19,980751934/1935
Boavista FCPortoEstádio do Bessa28,263531935/1936
EstorilEstorilEstádio António Coimbra da Mota8,000241944/1945
FC PortoPortoEstádio do Dragão50,431821934/1935
MarítimoFunchalEstádio dos Barreiros10,177361977/1978
MoreirenseMoreira de CónegosEstádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas6,10062002/2003
NacionalFunchalEstádio da Choupana5,132171988/1989
Paços de FerreiraPaços de FerreiraEstádio da Mata Real6,404181991/1992
Rio AveVila do CondeEstádio dos Arcos12,820221979/1980
SC BragaBragaMunicipal de Braga30,154601947/1948
SL BenficaLisboaEstádio da Luz65,647821934/1935
Sporting CPLisboaEstádio José Alvalade50,095821934/1935
TondelaTondelaEstádio João Cardoso2,67412015/2016Estreia
União da MadeiraFunchalEstádio da Ribeira Brava2,50051988/198912º
Vitória de GuimarãesGuimarãesEstádio D. Afonso Henriques30,008711941/1942
Vitória de SetúbalSetúbalEstádio do Bonfim18,694681934/1935

Equipas por Distrito[editar | editar código-fonte]

AssociaçãoN.ºEquipas
Associação de Futebol do Porto4Boavista F.C.F.C. PortoF.C. Paços de FerreiraRio Ave F.C.
Associação de Futebol de Braga3Moreirense F.C.Sporting de BragaVitória de Guimarães
Associação de Futebol de Lisboa4C.F. BelenensesG.D. Estoril PraiaS.L. BenficaSporting C.P.
Associação de Futebol da Madeira3C.D. NacionalC.S. MarítimoUnião da Madeira
Associação de Futebol de Aveiro1F.C. Arouca
Associação de Futebol de Coimbra1Académica de Coimbra
Associação de Futebol de Setúbal1Vitória de Setúbal
Associação de Futebol de Viseu1Tondela

Vencedores[editar | editar código-fonte]

ÉpocaCampeãoPtsVice-campeãoPtsEJMelhor MarcadorGJ
Campeonato da Liga da Primeira Divisão
1934–35FC Porto22Sporting20814Portugal Soeiro (Sporting)1414
1935–36Benfica21FC Porto20814Portugal Pinga (FC Porto)2114
1936–37Benfica24Belenenses23814Portugal Soeiro (Sporting)2414
1937–38Benfica23FC Porto23814Portugal Peyroteo (Sporting)3414
Campeonato Nacional da Primeira Divisão
1938–39FC Porto23Sporting22814Portugal Costuras (FC Porto)1814
1939–40FC Porto34Sporting321018Portugal Peyroteo (Sporting)
Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Slavko Kodrnja (FC Porto)
2918
1940–41Sporting23FC Porto20814Portugal Peyroteo (Sporting)2914
1941–42Benfica38Sporting341222Portugal Correia Dias (FC Porto)3622
1942–43Benfica30Sporting291018Portugal Júlio Correia da Silva (Benfica)2418
1943–44Sporting31Benfica261018Portugal Francisco Rodrigues (Vitória de Setúbal)2818
1944–45Benfica30Sporting271018Portugal Francisco Rodrigues (Vitória de Setúbal)2118
1945–46Belenenses38Benfica371222Portugal Peyroteo (Sporting)3722
1946–47Sporting47Benfica411426Portugal Peyroteo (Sporting)4326
1947–48Sporting41Benfica411426Portugal António Araújo (FC Porto)3626
1948–49Sporting42Benfica371426Portugal Peyroteo (Sporting)4026
1949–50Benfica45Sporting391426Portugal Julinho (Benfica)2826
1950–51Sporting45FC Porto341426Portugal Manuel Vasques (Sporting)2926
1951–52Sporting41Benfica401426Portugal José Águas (Benfica)2826
1952–53Sporting43Benfica391426Portugal Matateu (Belenenses)2926
1953–54Sporting43FC Porto361426Portugal João Martins (Sporting)3126
1954–55Benfica39Belenenses391426Portugal Matateu (Belenenses)2926
1955–56FC Porto43Benfica431426Portugal José Águas (Benfica)2826
1956–57Benfica41FC Porto401426Portugal José Águas (Benfica)3026
1957–58Sporting43FC Porto431426Portugal Arsénio Duarte (GD CUF Barreiro)2326
1958–59FC Porto41Benfica411426Portugal José Águas (Benfica)2626
1959–60Benfica45Sporting431426Flag of Brazil (1960-1968).svg Edmur Ribeiro (Vitória de Guimarães)2526
1960–61Benfica46Sporting421426Portugal José Águas (Benfica)2726
1961–62Sporting43FC Porto411426Flag of Brazil (1960-1968).svg Veríssimo (FC Porto)2326
1962–63Benfica48FC Porto421426Portugal José Torres (Benfica)2626
1963–64Benfica46FC Porto401426Portugal Eusébio (Benfica)2826
1964–65Benfica43FC Porto371426Portugal Eusébio (Benfica)2826
1965–66Sporting42Benfica411426Portugal Eusébio (Benfica)
Portugal Ernesto Figueiredo (Sporting)
2526
1966–67Benfica43Académica de Coimbra401426Portugal Eusébio (Benfica)3126
1967–68Benfica41Sporting371426Portugal Eusébio (Benfica)4226
1968–69Benfica39FC Porto371426Portugal Manuel António (Académica de Coimbra)1926
1969–70Sporting46Benfica381426Portugal Eusébio (Benfica)2026
1970–71Benfica41Sporting381426Portugal Artur Jorge (Benfica)2326
1971–72Benfica55Vitória de Setúbal451630Portugal Artur Jorge (Benfica)2730
1972–73Benfica58Belenenses401630Portugal Eusébio (Benfica)4026
1973–74Sporting49Benfica471630Argentina Héctor Yazalde (Sporting)4630
1974–75Benfica49FC Porto441630Argentina Héctor Yazalde (Sporting)3030
1975–76Benfica50Boavista481630Angola Portugal Rui Jordão (Benfica)3030
1976–77Benfica51Sporting421630Portugal Fernando Gomes (FC Porto)2630
1977–78FC Porto51Benfica511630Portugal Fernando Gomes (FC Porto)2530
1978–79FC Porto50Benfica491630Portugal Fernando Gomes (FC Porto)2730
1979–80Sporting52FC Porto501630Angola Portugal Rui Jordão (Sporting)3130
1980–81Benfica50FC Porto481630Portugal Nené (Benfica)2030
1981–82Sporting46Benfica441630Portugal Jacques Pereira (FC Porto)2730
1982–83Benfica51FC Porto471630Portugal Fernando Gomes (FC Porto)3630
1983–84Benfica52FC Porto491630Portugal Fernando Gomes (FC Porto)
Portugal Nené (Benfica)
2130
1984–85FC Porto55Sporting471630Portugal Fernando Gomes (FC Porto)3930
1985–86FC Porto49Benfica471630Portugal Manuel Fernandes (Sporting)3030
1986–87Benfica49FC Porto461630Flag of Brazil (1968-1992).svg Paulinho Cascavel (Vitória de Guimarães)2230
1987–88FC Porto66Benfica512038Flag of Brazil (1968-1992).svg Paulinho Cascavel (Sporting)2338
1988–89Benfica63FC Porto562038Angola Vata (Benfica)1638
1989–90FC Porto59Benfica551834Suécia Mats Magnusson (Benfica)3334
1990–91Benfica69FC Porto672038Portugal Rui Águas (Benfica)2538
1991–92FC Porto56Benfica461834Nigéria Ricky (Boavista)3034
1992–93FC Porto54Benfica521834Moçambique Portugal Jorge Cadete (Sporting)1834
1993–94Benfica54FC Porto521834Nigéria Rashid Yekini (Vitória de Setúbal)2134
1994–95FC Porto62Sporting531834Marrocos Hassan Nader (Farense)2134
1995–96FC Porto84Benfica731834Portugal Domingos Paciência (FC Porto)2534
1996–97FC Porto85Sporting721834Brasil Mário Jardel (FC Porto)3034
1997–98FC Porto77Benfica681834Brasil Mário Jardel (FC Porto)2634
1998–99FC Porto79Boavista711834Brasil Mário Jardel (FC Porto)3634
Primeira Liga
1999–00Sporting77FC Porto731834Brasil Mário Jardel (FC Porto)3734
2000–01Boavista77FC Porto761834Brasil Renivaldo Pena (FC Porto)2234
2001–02Sporting75Boavista701834Brasil Mário Jardel (Sporting)4234
2002–03FC Porto86Benfica751834Senegal Fary Faye (Beira-Mar)1834
2003–04FC Porto82Benfica741834África do Sul Benni McCarthy (FC Porto)2034
2004–05Benfica65FC Porto621834Brasil Liedson (Sporting)2534
2005–06FC Porto79Sporting721834Camarões Meyong (Belenenses)1725
2006–07FC Porto69Sporting681630Brasil Liedson (Sporting)1529
2007–08FC Porto69Sporting551630Argentina Lisandro (FC Porto)2427
2008–09FC Porto70Sporting661630Brasil Nenê (CD Nacional)2028
2009–10Benfica76Sporting de Braga711630Paraguai

Que vergonha, até a wikipedia indo contra a democracia. Voces não merecem um centavo de doações. Abraço. -What a shame, even wikipedia is working against democracy. You don't deserve a single cent in donnations. A warm greeting for you all.- Óscar Cardozo(Benfica) || 26||29
2010–11FC Porto84Benfica631630Brasil Hulk (FC Porto)2326
2011–12FC Porto75Benfica691630Paraguai

Que vergonha, até a wikipedia indo contra a democracia. Voces não merecem um centavo de doações. Abraço. -What a shame, even wikipedia is working against democracy. You don't deserve a single cent in donnations. A warm greeting for you all.- Óscar Cardozo(Benfica) || 20||29
2012–13FC Porto78Benfica771630Colômbia Jackson Martínez (FC Porto)2630
2013–14Benfica74Sporting671630Colômbia Jackson Martínez (FC Porto)2030
2014–15Benfica85FC Porto8218











No comments:

Post a Comment